Tutorial de como upar mascotes e montascotes do level 1 ao 100

Para upar um mascote ou um montascote, é necessário o alimentar.


Para alimentá-lo, é preciso clicar com o botão direito em cima do mascote ou montascote e depois clicar em "Alimentar". Feito isso, é preciso selecionar um recurso para que sirva de alimento.

É possível visualizar quanto de XP os mascotes e montascotes irão receber antes de serem alimentados.


Nos mascotes e montascotes, existem dois tipos diferentes de nível. 

Um nível simplesmente informa o level do mascote e do montascote como equipamento, e o outro nível informa o grau de elevação dos status de combate.



Quanto maior é o level do status de combate do mascote ou montascote, mais se precisa de XP para upar. Observe o exemplo a seguir:



Com 8500 de XP, um mascote no nível 0 passa 65 níveis, e com os mesmos 8500 de XP, um mascote no nível 92 não passa para o nível 93.

Para colocar um mascote ou um montascote no level 100, precisa-se de exatamente 196.159 de XP.



Para deixar bem claro, todos os mascotes e montascotes recebem XP igualmente, ou seja, os mesmos itens upam por igual todos os mascotes e montascotes.

Existem duas formas para upar os mascotes e montascotes.

Uma dessas formas é upar com ração vitaminada, e a outra forma é upar com qualquer recurso do jogo.

Ração Vitaminada


A Ração Vitaminada pode ser comprada com Kolifichas ou Pepitas.

Para comprar a Ração Vitaminada com Kolificha, é preciso falar com um NPC na localização [-13,-29].



Cada Ração Vitaminada custa 100 Kolifichas.


Para comprar a Ração Vitaminada com Pepita, é preciso falar com um NPC em [13,35]. 


Cada Ração Vitaminada custa 100 Pepitas.


Utiliza-se 393 Rações Vitaminadas para deixar um mascote ou montascote no nível 100.



A centena de pepita costuma ser mais caro do que a centena de kolificha, portanto, é mais vantajoso comprar a Ração Vitaminada por Kolifichas.

O mercado que comercializa a Ração Vitaminada entre os jogadores, é o mercado de criaturas.

Os melhores recursos para 
upar mascotes e montascotes 


Para upar mascotes e montascotes, pode-se utilizar qualquer recurso do jogo, porém é recomendado focar em utilizar recursos que dão uma boa margem de XP.

Os melhores recursos para upar mascotes e montascotes são os das áreas de Frigost 3. No decorrer deste tutorial está explicado o porquê disso. 

É mais vantajoso utilizar recursos para upar mascotes e montascotes do que utilizar as Rações Vitaminadas. Isso acontece porque é mais simples adquirir os mais variados recursos do jogo do que adquirir as Rações Vitaminadas.

Os únicos recursos que dão mais XP que as Rações Vitaminadas, são as essências.


As essências são itens feitos com recursos de chefes de calabouços. No decorrer deste tutorial, também será explicado o motivo das essências de mesmo level darem XP diferente.

Para de fato se chegar a conclusão de quais são os melhores recursos para upar os mascotes e montascotes, é necessário analisar os seguintes fatores:

*Level do recurso
*Taxa de obtenção do recurso (porcentagem de drop do item)
*Dificuldade nas lutas contra os mobs

Observe as explicações de cada um desses fatores:

Level do Recurso

Quanto maior é o level do recurso, mais XP o mascote ou montascote recebePara constatar isso, repare no XP a ser recebido, na quantidade de recursos e no level de cada recurso da imagem a seguir:


Taxa de Obtenção do Recurso

Quanto menor é a probabilidade de obtenção de um recurso, mais XP o mascote ou montascote recebe. Deve-se fazer essa análise de acordo com a taxa de obtenção de base exibida no bestiário. Observe:
(Os recursos a seguir são apenas de level 200.)





Repare na probabilidade de obtenção dos recursos de chefes de calabouços nas imagens a seguir. 
(Os recursos a seguir são apenas de level 200.)







Os recursos coletáveis com as profissões são itens que dão pouco XP. Isso acontece porque não é qualquer personagem que pode obtê-los, pois é necessário ter profissões. 
(Os recursos a seguir são apenas de level 200.)


As carnes, mesmo sendo itens dropáveis, também se enquadram em recursos que dão pouco XP. Isso acontece devido a serem itens que podem ser adquiridos apenas caso o personagem tenha uma profissão (caçador).


As runas também dão uma boa margem de XP para os mascotes e montascotes. 

O XP das runas variam conforme o level da runa, dificuldade de obtenção e o peso. 


As runas dão XP porque são itens que são feitos inicialmente com recursos, pois para obter runas é necessário ter recursos para craftar equipamentos, e assim, posteriormente transformá-los em runas. Portanto, as runas são itens adquiridos através de drops de mobs.

Os únicos recursos que dão a mesma quantidade de XP que a Ração Vitaminada, são as Runas de PA e itens de level 200 exclusivos de missões (itens que se pode adquirir apenas concluindo missões).



Não é vantajoso utilizar esses  itens para upar mascotes e montascotes, pois costumam ser caros.

Dificuldade nas lutas contra os mobs

Quanto mais difícil for a luta contra os mobs, mais XP os mascotes ou montascotes recebem com o recurso. Essa dificuldade é estabelecida pelo próprio jogo, portanto, pode acontecer dos jogadores considerarem um determinado calabouço fácil de concluir, e o jogo determinar que esse mesmo calabouço é difícil.

Os chefes de calabouços são os mobs que mais apresentam dificuldades para os jogadores, portanto, seus recursos exclusivos são os que mais dão XP para os mascotes e montascotes, mas, ainda sim, existe a raridade do recurso, e com isso, os recursos de mobs comuns podem dar mais XP do que os recursos de chefes de calabouços.
(Os recursos a seguir são apenas de level 200.)


A raridade do recurso é medida conforme a taxa de obtenção. Quanto mais baixa é a chance de obtenção, mais raro o recurso se torna.

A maioria dos recursos de chefes de calabouços de level 200 tem a taxa de obtenção que varia entre 10% e 15%.

Alguns chefes de calabouços dropam 2 recursos exclusivos. 

O segundo recurso exclusivo tem a taxa de drop 10 vezes menor que o primeiro recurso exclusivo.




O primeiro recurso exclusivo é o mais fácil de obter e costuma ser o mais caro. Isso acontece porque esse recurso costuma ser utilizado em várias receitas de itens. 

O segundo recurso exclusivo é o mais difícil de obter, porém costuma ser mais barato, porque é utilizado em poucas receitas de itens.

Só para deixar bem claro, os dois recursos exclusivos dos chefes de calabouços são recursos obtidos apenas com os chefes dos calabouços e com coletores posicionados em calabouços.

Os melhores recursos do jogo para upar mascotes e montascotes são os recursos de Frigost 3, pois os mobs comuns dessa região também têm 2 recursos exclusivos.




Observe os mobs da área no qual está localizado o calabouço Nileza. Também analise a taxa de obtenção do segundo recurso exclusivo:


Sabendo dessas informações, é recomendado focar em adquirir recursos na área de Frigost 3 na qual você acha ser mais fácil matar os mobs.

O segundo recurso exclusivo desses mobs são os recursos mais vantajosos para se focar em upar os mascotes e montascotes. Isso acontece pelos seguintes motivos
Os mobs são de level 200, cada mob tem 2 recursos exclusivos, são áreas consideradas pelo jogo como as mais difíceis e os recursos tem a taxa de drop baixa.

Para jogadores que possuem várias contas, fica muito fácil upar mascotes e montascotes sem gastar absolutamente nada, pois basta focar em dropar nessas áreas.

Caso você seja um jogador que joga apenas com uma conta, o recomendado a se fazer para adquirir muitos recursos dessas áreas, é utilizar coletores. De preferência, coloque coletores em um dos calabouços dessas áreas, pois costumam encher mais rápido.


Com recursos exclusivos de chefes de calabouços, é possível craftar essências.


As Essências dão mais XP do que os próprios recursos que as fabricam. Observe:






Comparando as imagens anteriores, fica claro que a Essência do rei Nidas dá mais XP para os mascotes e montascotes do que a Essência de Anerrais. Isso acontece porque a taxa de obtenção do recurso exclusivo do Nidas é menor do que a taxa de obtenção do recurso exclusivo de Anerrais. O recurso do Nidas tem 10% de chance de obtenção, e o recurso de Anerrais tem 15% de chance de obtenção.

Em calabouços que o chefe tem 2 recursos exclusivos, as essências utilizam os dois recursos e  concedem um bônus de XP ainda maior para os mascotes e montascotes. Observe:



Quando se trata de recursos do jogo, pode acontecer de recursos que tem o mesmo level e a mesma taxa de obtenção, conceder XP diferente para os mascotes e montascotes. Isso acontece devido à dificuldade da luta contra os mobs. Essa dificuldade é estabelecida pelo próprio jogo. Por exemplo:




Com isso, chegamos à conclusão que o jogo considera que a área Destroços Silenciosos oferece mais dificuldade do que as áreas Retiro dos Eternos e Fenda dos Triatuns.

Partindo desse princípio, pode acontecer de recursos que sejam mais raros (taxa de drop menor), conceder menos XP para os mascotes e montascotes. Observe por exemplo estes dois recursos:



Gastos para upar um mascote ou 
um montascote para o level 100

Optando em comprar logo todo o necessário para upar um mascote ou montascote para o level 100, gasta-se em média entre 3,5 e 4 MKs. (Essa estimativa de gasto é baseada no servidor Crocabulia)

Nunca venda um mascote ou um montascote nível 100 abaixo do valor de upar, pois esse é o mínimo que eles valem. 


É possível upar mascotes e montascotes sem ter gasto nenhum. As formas são: 

*Adquirindo Kolifichas para comprar Ração Vitaminada.
*Adquirindo Pepitas para comprar Ração Vitaminada.
*Adquirindo Recursos para alimentar os mascotes e montascotes.

Analisando tempo e benefício, é melhor focar em adquirir recursos.

Jamais venda recursos por 10% ou 15% do valor estimado, pois, na pior das hipóteses, é possível ter em média 50% de retorno do valor estimado dos recursos ao adquirir Pepitas e upar mascotes.

Dicas de como matar os mobs da área da Baleia


O nome desta área é Rochedo dos Feralbatrozes.

Para informações de como chegar nessa área desses mobs, acesse:

Os mobs desta área são da espécie Króbios.


Para matar cada um desses mobs, é necessário fazer uma mecânica específica. Cada um deles morre somente após 5 turnos. É obrigatório repetir a mecânica em todos os turnos. Portanto, as lutas contra esses mobs são demoradas, pois duram no mínimo 5 turnos.

Caso em algum turno não seja executado a mecânica, isso faz a contagem de turnos para o mob morrer ser resetada, ou seja, você terá que aplicar a mecânica mais 5 turnos para matar um mob.

Os mobs dessa área são invulneráveis, e no início do turno do primeiro mob, ele invoca o Malameba.

Malameba

Qualquer mob invoca o Malameba, e sempre que o Malameba morre, um outro mob o invoca novamente.

Durante a luta, os mobs não invocam mais que 1 Malameba, ou seja, se um mob já invocou o Malameba, outro mob não invoca outro Malameba.

Para conseguir de fato matar os mobs Króbios aplicando uma mecânica específica para cada um, também é necessário matar essa invocação Malameba de 2 em 2 turnos até o final da luta.

O Malameba recebe o dano por todos os mobs, ou seja, se bater em qualquer mob, é o Malemeba que apanha. 

Para matar o Malameba é recomentado bater sempre nos mobs, pois os danos de ataques diretamente ao Malameba são reduzidos em 50%.

Caso o Malameba fique vivo após 2 turnos de ter sido invocado, ele mata todos os personagens.


Cada personagem de um jogador na luta, aumenta a vitalidade máxima do Malameba em 2000. Quando um personagem morre durante a luta, é diminuído 2000 da vitalidade máxima dos Malamebas.

Quando o mob que invocou a Malameba morre após os 5 turnos sendo executado a mecânica, a Malameba também morre.

Preste atenção nas informações a seguir sobre as mecânicas necessárias a se fazer para matar cada um dos mobs.

Bacterrível

Para matar este mob é preciso que o mantenha a 6 células de distância dos personagens durante 5 turnos.

Barbacilo

Para matar este mob é preciso que nenhum personagem seja curado durante 5 turnos.

Patogerme

Para matar este mob é necessário bater nele com os 4 elementos em cada turno durante 5 turnos. Os 4 elementos são: fogo, terra, água e ar.

Para deixar bem claro, este mob tem que ser alvejado nos 4 elementos em cada turno inteiro, ou seja, os personagens podem se ajudar para matar esse mob. Por exemplo, se um personagem bater de fogo e terra em todos os turnos neste mob, algum outro personagem tem que bater de água e ar em todos os turnos também.

Este mob apenas é encontrado dentro do calabouço Barriga da Baleia.

Verminfecto

Para matar este mob é necessário que ele comece turno colado com um personagem de algum jogador em todos os turnos durante 5 turnos.

Virusina

Para matar esse mob é necessário não tirar PM e também não o mover (empurrar, puxar, etc). Para facilitar a matá-lo, o empurre contra algum obstáculo (parede, cenoura, personagem, etc), fazendo isso, ele perde 1 PM permanente toda vez que é empurrado assim, logo então, basta repetir esse processo até zerar o PM dele.

Protozorror

Este mob é o chefe do calabouço Barriga da baleia.

O Protozorror coloca glifos conforme ataca. 

Para o matar é necessário o posicionar em cima dos glifos dele durante 10 turnos.

Toda vez que o Protozorror é posicionado em cima do glifo, é necessário o reposicionar em cima de um outro glifo em até 3 turnos. Caso não faça isso, resetará os turnos para o Protozorror morrer, ou seja, retornará para 10 turnos para o matar. 

Para te facilitar, durante a luta é possível visualizar a quantidade dos turnos restantes nos buffs do Protozorror:


O Protozorror é irremovível e pesado, portanto, não tem como o empurrar, o puxar e o levantar.

A única forma de mover o Protozorror é conforme o primeiro dano de algum personagem no turno. 

Quando um personagem bate a primeira vez no turno, o Protozorror é movido em uma reta na direção do personagem que o bateu. Portanto, é útil utilizar esse esquema para o matar, pois assim, é só posicionar o personagem atrás de um glifo que esteja em uma reta com o Boss e bater.

Em breve vídeo demonstrando e explicando como matar o Protozorror.