Dicas de como cuidar de Montarias Dragoperus e Marmulas

Esse Tutorial terá atualizações em breve referente com as novas atualizações de montarias do jogo!


No jogo existe 3 espécies de montarias: Dragoperus, Marmulas e Vulkórnios.

Quando se trata de montarias, primeiramente você tem que entender como funciona o sistema de capturar montarias. 

Acesse os seguintes links para aprender a como se capturar cada uma das montarias:

EDITANDO


Para aprender tudo de fato mesmo sobre o sistema de montarias, você tem que aprender duas etapas:





> Como mexer nos padoques e cruzar as montarias 

> Como atingir todas as gerações

Para fazer as montarias cruzar, você terá que utilizar os padoques do jogo para conseguir alterar as características das montarias. 

Características das montarias:

Observe a imagem a seguir, repare nas marcações numeradas e analise as explicações:


1- Essa barra indica a alimentação da montaria, conforme se troca de mapa estando montando em uma montaria abaixa 1 do status dessa barra. E ao zerar esse status, a montaria se recusa a se locomover com você.

2- Essa barra indica o XP da montaria, ao encher essa barra a montaria passa de level. O level máximo de uma montaria é level 100. Quando a montaria atinge o level 100 a montaria fica com status de combate full.

3- Essa barra indica se uma montaria está ficando cansada ao fazer alguma atividade nos padoques. Portanto quando esta barra está cheia, significa que a montaria está cansada. A cada uma hora a montaria perde 10 de fadiga, então a deixando no cercado, assim que a montaria perder 10 de fadiga ela treinará novamente. Com a montaria fora do cercado, a montaria perderá 10 de fadiga até zerar essa barra, e isso leva 24 horas já que a barra de fadiga tem sempre status máximo de 240. 

4- Esse marcador indica cruzamentos da montaria. No caso então informa quantas vezes a montaria pode cruzar e quantas vezes a montaria já cruzou. Se a montaria estiver com status "Estéril" quer dizer que foi alcançado o limite máximo de cruzamentos da montaria, e se a montaria estiver com status "Castrado" quer dizer que um jogador impediu a montaria de reproduzir.

5- Esta barra indica a quantidade de amor que a montaria possui, e está unicamente vinculado à reprodução. Para que a montaria possa cruzar, ela necessita de no mínimo 7500 de amor. (Esse status mínimo para a montaria cruzar está demarcado com um traço branco que corta o gráfico da barra). Após a montaria cruzar, a montaria perde esse status e será necessário upar novamente. Para aumentar o status dessa barra de amor, se deve utilizar o item dragobunda e a barra de felicidade (barra 8) deve estar com um valor acima de 0.

6- Essa barra indica a maturidade da montaria. A montaria só ficará montável quando este status estiver full. Em nenhuma hipótese a montaria perde status de maturidade. É também necessário que ela esteja com maturidade full para que consiga reproduzir. Para aumentar o status dessa barra de maturidade, se deve utilizar o item bebedouro e a barra de felicidade (barra 8) deve estar entre -2500 e +2500.

7- Esta barra indica a quantidade de resistência que a montaria possui, e está unicamente vinculado à reprodução. Para que a montaria possa cruzar, ela necessita de no mínimo 7500 de resistência. (Esse status mínimo está demarcado com um traço branco que corta o gráfico da barra). Após a montaria cruzar, a montaria perde esse status e será necessário upar novamente. Para aumentar o status dessa barra de resistência, se deve utilizar o item fulminador e a barra de felicidade (barra 8) deve estar abaixo de 0.

8- Esta barra representa o nível de felicidade da montaria. O conceito é simples, se a montaria está feliz é o mesmo que está amorosa, e se a montaria está triste é o mesmo que está "puta".
Esta barra é a que define qual característica da montaria você pode upar. 
Se a barra de felicidade estiver abaixo de 0, você pode aumentar a barra de resistência. 
Se a barra de felicidade estiver acima de 0, você pode aumentar a barra de amor. 
E se a barra de felicidade estiver entre -2500 e +2500, você pode aumentar maturidade. 
Esta barra de felicidade pode ser aumentada ou reduzida nos respectivos padoques de amorosidade e tristeza.
Essa barra também é conhecida como Balanço, e as margens são respectivamente sereno e agressivo

Padoques:

Também são conhecidos como cercados. Existe dois tipos de padoques, os padoques públicos e os padoques privados.



Qualquer jogador pode utilizar livremente os padoques públicos. 

Os padoques públicos se localizam em Bonta, Brakmar e Astrub.


Os padoques privados são exclusivos a jogadores que participam de uma guild e apenas o líder da guild pode comprar padoques privados. 

O requisito mínimo para que o líder de uma guild consiga comprar um padoque é a guild ter pelo menos 2 meses de criação, está acima do level 10 e o líder da guild ter ao menos uma montaria.

Para você ter direito a utilizar os padoques privados, o líder da guild tem que te dar esses direitos.


Os padoques privados só servem para aumentar mais rápido as características das montarias. Esses padoques privados não diminuem o tempo de gestação de uma montaria. 

Para se informar de todos os padoques disponíveis a venda, vá até o Centro profissional que fica localizado nas cidades de Bonta e Brakmar.


Chegando no Centro profissional, fale com esse NPC chamado "Agente imobiliário" e clique na opção "consultar os cercados".


Ao fazer isso, aparecerá uma listagem com todos os padoques que estão a venda.


Observação: Esse NPC apenas informa todas as casas e todos os padoques que estão disponíveis a venda, portanto  não dar para comprar casas e padoques com esse NPC. Para comprar uma dessas propriedades é necessário ir até o mapa que o NPC informa. 

Para se saber a localização exata de onde estão as casas e os padoques que estão a venda, é só clicar em cima de uma das opções que estão abaixo do "Nome". 
Exemplo: Cliquei em cima do primeiro "Cercado com 2 lugares" e apareceu a seguinte informação:


Sabendo então a localização do padoque, é só ir até lá e comprar:




Outros exemplos de compras de padoques:


Após comprar um padoque, o padoque informa qual é a guild proprietária.


Funcionalidade dos padoques

Além dos padoques servirem para modificar as características das montarias, eles também tem outras funcionalidades, que é equipar e desequipar uma montaria nos personagens e transformar uma montaria em um certificado de montaria. 

Observe a imagem a seguir, repare nas marcações numeradas e analise as explicações:


1- Esse painel indica todas as montarias que estão no estábulo. Quando a montaria está no estábulo, a montaria não está em atividade, a montaria apenas está "guardada". Cada personagem consegue guardar no máximo 250 montarias, então caso você tenha muitas montarias, utilize outros personagens da sua conta para te facilitar.  

2- Esse painel indica todas as montarias que estão em atividade no padoque. Você consegue as ver se agitando no padoque. É necessário que as montarias estejam em atividade no padoque para que suas características sejam modificadas.

3- Após selecionar uma montaria, esse botão serve para a enviar para o estábulo.

4- Após selecionar uma montaria, esse botão serve para a equipar no seu personagem.

5- Esse ícone serve para alimentar a montaria, no caso então é para aumentar a barra de energia da montaria.

6- Esse ícone serve para visualizar a arvore genealógica da montaria.

7- Esse ícone serve para castrar a montaria, no caso serve para evitar que a montaria reproduza. Isso é muito utilizado comerciantes de montarias, pois assim eles vendem as montarias apenas pelos status de combate e ao menos tempo evitam que outras pessoas comprem suas montarias para as reproduzir e consecutivamente disputar em vendas de montarias depois.

8- Esse ícone serve para libertar a montaria, a fazendo "regressar para a natureza", no caso isso serve para descartar montarias que você não quer.

9- Após selecionar uma montaria, esse botão serve enviar uma montaria para o cercado

10- Após selecionar uma montaria, esse botão serve para transformar a montaria em certificado de montaria. Ao fazer isso, esse certificado de montaria fica armazenado no inventário do seu personagem.

11- Esse painel indica a montaria que está equipada no seu personagem.

12- Esse painel indica todas as montarias que estão no inventário do seu personagem.

Itens de Criação

Tanto o padoque público quanto o padoque privado, se utiliza itens de criação. Na realidade são esses itens que modificam as características das montarias. 

Existe 6 itens de criação no jogo, que são eles: 
bebedouro, acariciador, manjedoura, dragobunda, fulminador e esbofeteador. 

A funcionalidade de cada um desses itens já foi explicado em "tipos de padoques públicos".

A diferença do padoque público para o padoque privado, é que no público demora um pouco mais para aumentar as características porque os itens de criação desses padoques são itens básicos, já no padoque privado se pode utilizar itens caros e bem eficientes. 

No padoque privado é necessário comprar ou craftar itens de criação para os utilizar no padoque.

Esses itens são craftados com um Faz-Tudo.


E são comercializados no mercado de consumíveis.



Os itens de criação tem status de efetividade, portanto quanto maior a efetividade mais irá influenciar em uma barra de característica da montaria.



Note também que nesses itens tem uma informação de usos restantes, e por isso que esses itens são itens consumíveis, pois após atingir o máximo de consumo, o item fica inutilizado. Esse consumo conta de acordo que a montaria o utilize, portanto todas as vezes que a montaria utiliza um item de criação em padoque privado, diminui 1 do uso restante desses itens de criação.

Após utilizar esses itens criação em um padoque privado é muito simples, só basta ir em um padoque que pertença a sua guild e clicar duas vezes em cima do item de criação no seu inventário e escolher a posição de onde você quer colocar o item. Observe:




Depois de colocar todos os itens de criação que você quiser, agilize o processo de modificar as barras de características das montarias colocando os itens de criação de forma que prendam as montarias, assim elas vão andar pouco automaticamente e usar direto algum dos itens. 
Observe:



Deixe pelo menos 2 células vazias entre os itens de criação para a montaria possa se movimentar e conseguir usar os itens.

Para facilitar prender as montarias em torno de itens de criação, utilize os emotes que interagem com as montarias. (Ao decorrer desse tutorial, na parte da explicação sobre "gerações e cruzamentos de montarias" tem informações completas sobre esses emotes que interagem com as montarias)


Os padoques mais vantajosos a se utilizar são padoques públicos, pois não se gasta absolutamente nada com itens de criação e tem o mesmo efeito de aumentar as características das montarias, e mesmo que seja um pouco mais demorado para aumentar características das montarias em comparação com os padoques privados, mas ainda sim é vantajoso pois não se gasta nada é só esperar um determinado tempo. 

Certificados de montarias

Tudo que envolve certificados de montarias, está nesse link:

Cruzamentos e Gerações de montarias

Para conseguir cruzar montarias tem que se fazer primeiro uns pré-requisitos.

Esses pré-requisitos são:

> A montaria estar no level 5
> A montaria tem que ter a barra de maturidade completa
> A montaria tem que estar com a barra de amor com no mínimo 7500
> A montaria quem que estar com a barra de resistência  com no mínimo 7500

Quando esses pré-requisitos são feitos, a montaria fica Fértil.


Para upar uma montaria é necessário que a montaria esteja montável, equipada em um personagem, com doação de XP (experiência) ativo para a montaria e o personagem tem que ficar montado na montaria quando for matar mobs.

Para a montaria ficar montável a barra de maturidade tem que estar totalmente cheia. Portanto a montaria estando no level 1 já dar para montar nela desde que a barra de maturidade esteja completamente cheia.


Para equipar a montaria é só ir em um padoque, selecionar a montaria que você quer e clicar na opção "Equipar" que a montaria irá ser equipada:


Para montar na montaria é só clicar no ícone de montaria no painel de ícones e depois clicar em um botão de montar. Observe o passo a passo: 



Mas preste atenção pois existe um requisito mínimo para montar em uma montaria. Esse requisito mínimo é o personagem está no level 60 e a conta ter P2P. A montaria precisa ter energia é claro, pois quando a montaria está sem energia, ela desmonta automaticamente quando você for trocar de mapa.

Para acessar o inventário da montaria é só clicar no ícone de montaria no painel de ícones e depois clicar em um botão de inventário da montaria. Observe o passo a passo: 




O limite máximo do inventário da montaria é 3000 Pods, porém quando a montaria tem a característica extra de carga, ela tem o limite máximo de 6000 Pods.

Utilize o inventário da montaria para evitar que o seu personagem fique com excesso de peso.

Para doar XP para a montaria é só clicar no ícone de montaria no painel de ícones e depois clicar em um botão para doar o máximo de XP possível para a montaria, que é 90%. 
Observe o passo a passo: 





Para que a montaria ganhe XP é necessário primeiramente inserir a quantidade de XP que você quer doar para a montaria e depois o personagem tem que ficar montado nela quando for matar mobs.
Observe a imagem a seguir:


Para facilitar a upar várias montarias para o level 5 com o intuito de as utilizar para cruzamentos, é recomendado pedir para que o líder da sua guild comprar um padoque próximo de um lugar que você considero bom para matar mobs. 
(È claro que se é você que quer o padoque em uma área específica, der o dinheiro do padoque ao líder da sua guild para que ele possa comprar para você utilizar a vontade.) 

Tendo um padoque próximo de um local bom para matar mobs fica mais prático para você trocar de montaria, porque para trocar de montaria tem que mexer no padoque para equipar outra montaria. E os padoques públicos  são dentro de cidades, então é mais longe chegar lá e torna bem cansativo o processo.

Tendo um padoque em uma zona de sua preferência, também se pode utilizar poções de padoque para acelerar ainda mais esse processo de ficar trocando montarias para upar.


(Essa poção teletransporta o personagem para um dos padoques da guild, o jogador escolhe o padoque que seu personagem vai ser teletransportado)

Um lugar fácil de matar mobs e upar a montaria até o level 5 para que ela possa cruzar, é nas Planícies Gramadas na área de Otomai. São mobs fáceis de matar e dar um XP bom para upar montarias até o level 5.

Missões e conquistas também upam montarias, desde que o personagem esteja doando XP e a montaria esteja montada.

No jogo só existe duas espécies de montarias, que são as Dragoperus e as Marmulas. E de certo modo e sem contar status de combate, as montarias Marmulas tem vantagens sobre as montarias Dragoperus, pois além das Marmulas poderem se locomover em qualquer lugar que as montarias Dragoperus se locomovam, as Marmulas ainda podem se locomover em zonas submersas do jogo, lugares no qual as montarias Dragoperus não podem.

Não tem como cruzar montarias de espécies diferentes, ou seja, não dar para cruzar Dragoperu com Marmula. E só para deixar bem claro, para cruzar duas montarias é necessário ter uma montaria macho e uma montaria fêmea da mesma espécie.

Observe a imagem a seguir: 


As montarias cruzam quando estão na área nomeada como cercado. E depois de terem cruzado já podem ser colocadas na área Estábulo.

As montarias fêmeas após serem fecundadas, geram filhotes apenas ao estarem no Estábulo. 

Os filhotes das montarias aparecem no Estábulo com o nome de "Anônimo"e nascem assim que você clica para mexer no padoque.


Mesmo com as montarias estando grávidas, se pode as deixar nos cercados durante o tempo de gestação para que elas ganhem as características novamente, pois após as montarias cruzar, as barras de características das montarias são alteradas. A barra de energia zera, a barra de amor perde 7500 pontos e a barra de resistência perde 7500 pontos. As barras de felicidade e de maturidade não são alteradas.

Basicamente o ciclo é esse, se tem que focar em modificar as barras de características para deixar as montarias férteis com o foco de cruzar, e depois que as montarias cruzem, se tem que modificar novamente os status para as deixar férteis novamente para que elas possam cruzar de novo.

Quando der o tempo de gestação da montaria, se tem que a colocar no estábulo para que os filhotes possam nascer. Os filhotes apenas nascem no estábulo.

Tome cuidado com as montarias que estão grávidas, pois elas não podem ficar muito tempo além de seus respectivos tempos de gestação em algum inventário ou no cercado, pois isso faz elas perder seus filhotes. 

Com a montaria no estábulo não existe chance de perca de filhote mesmo que se fique meses sem abrir a conta.

È recomendado mexer no padoque pelo menos 1 vez por dia.

Quanto maior a geração da montaria, mais tempo se demora para conseguir modificar as barras de características.

Quando as montarias estão no cercado, elas ficam visíveis no mapa e treinando com itens de criação. 


No cercado de um Padoque Público as montarias que são suas ficam visíveis apenas para você. 
No cercado de um Padoque Particular as montarias ficam visíveis para qualquer jogador.

Todas as montarias que você estiver que esteja no estábulo em um padoque, você consegue ter acesso a elas mexendo em qualquer padoque do jogo. Observe:


Note que ao analisar essas imagens, no meu estábulo tem 17 montarias e tive acesso a elas mexendo em qualquer um dos padoques.

Repare também no cercado, os cercados públicos tem 10 espaços, e os cercados particulares variam nessa quantidade. Portanto o cercado é o único lugar que faz as montarias ficar em apenas um único padoque.

Exemplo: Se você preencheu todas as 10 vagas em um cercado de maturidade na cidade de Bonta, você pode preencher mais 10 vagas em um cercado de maturidade na cidade de Brakmar, e ao mesmo tempo utilizar os outros padoques públicos e particulares para acelerar o processo de criação de outras montarias.

O limite máximo de montarias no estábulo é de 250, porém esse limite é por personagem, portanto caso tenha muitas montarias, é recomendado utilizar outros personagens da conta.

Também é recomendado utilizar outros personagens caso queira modificar as barras de características de diversas montarias ao mesmo tempo, pois o limite máximo dos cercados públicos também são por personagem.

Quando as montarias estão no cercado, a barra de uma característica específica se altera de acordo com os itens de criação que estão sendo utilizados. 
Exemplo: repare na imagem a seguir e nas explicações:


Nesse padoque é utilizado o item de criação "acariciador", esse item serve para aumentar a barra de felicidade da montaria.  

Em um cercado as montarias se locomovem sozinhas e com isso aumentam automaticamente as barras de características ao serem inseridas em um cercado que tenha itens de criação. Estando no cercado as montarias treinam utilizando os itens de criação.

O padoque público já tem esses itens de criação, e no cercado privado é necessário comprar.  

Tem como alterar mais rapidamente as barras de características, e para se fazer isso é preciso utilizar determinados emotes. 

Quando as montarias estão no cercado, utilize os emotes "Mandar beijo" e "Brandir sua arma" para fazer as montarias utilizar os itens de criação e também para te facilitar em fazer elas cruzarem mais rápido.  

O emote "Mandar beijo" faz a montaria se aproximar do seu personagem. 


O emote "Brandir sua arma" faz a montaria se afastar do seu personagem.


Esses emotes interagem com as montarias de acordo com a posição que o seu personagem se encontra em relação ao padoque. Portanto ao utilizar emotes, as montarias se mexem para longe ou para perto do seu personagem conforme a localização que o seu personagem estiver.

No caso então, utilize esses emotes nos 4 lados do padoque para controlar a direção que as montarias vão:


Além desses 2 emotes que foram explicados, existe mais 4 emotes que interagem com as montarias.  No total são esses 6 emotes que interagem com as montarias:

Acenar - atrai 1 célula a montaria
Aplaudir - atrai de 2 a 3 células a montaria
Mandar beijo  - atrai de 4 a 7 células a montaria
Irritar - afasta 1 célula a montaria
Soltar gases - afasta de 2 a 3 células a montaria
Brandir sua arma afasta de 4 a 7 células a montaria

Para informações de como adquirir esses emotes assista esse vídeo:

(Vídeo em edição)

As montarias cruzam quando se encontram no cercado, e para isso acontecer uma montaria tem que ficar perto da outra. Isso pode acontecer automaticamente, porém utilizando emotes se acelera esse processo. Caso as montarias estejam muito longe uma da outra e esteja trabalhoso as colocar junto, retire as montarias do cercado e coloque de novo, pois assim que se coloca uma montaria no padoque ela fica perto da porta do padoque, e então é só fazer elas se encontrarem.

Para que as montarias cruzem é necessário que elas estejam  com status "férfil", serem de sexos opostos e espécies diferentes.

Uma mesma montaria Dragoperu pode cruzar até 20 vezes no máximo. 
Uma mesma montaria Marmula podem cruzar até 4 vezes no máximo. 

No caso isso é valido apenas para as montarias domesticadas (montarias que nasceram em um padoque), pois eles não fogem depois de cruzar ou parir.

As montarias selvagens tanto os Dragoperus como as Marmulas só dar para as cruzar apenas 1 vez porque elas fogem. A montaria macho foge depois de cruzar, e a montaria fêmea foge depois de dar filhotes. E só para bem claro, quando a montaria foge, você a perde.

Uma montaria Dragoperu pode ter de 1 a 3 filhotes. Mas quando essa montaria tem status extra de reprodução, ela pode ter de 3 a 5 filhotes.

Uma montaria Marmula pode ter de 1 a 2 filhotes. Mas quando essa montaria tem status extra de reprodução, ela pode ter de 2 a 4 filhotes.

Quando for cruzar montarias, deixe a barra de energia das montarias sempre no máximo, pois isso aumenta a chance de nascer o máximo de filhotes em apenas um mesmo cruzamento.

Quando você quiser cruzar duas montarias específicas, deixe só elas duas no cercado.


As montarias Marmulas levam 72 horas em todas as gerações para gerar filhotes.



As montarias Dragoperus levam 49 horas na primeira geração para gerar filhotes e 157 horas na décima geração. 



Observação: Note que as montarias de gerações ímpares são de apenas 1 cor e as montarias de gerações pares são montarias de 2 cores.

Quando uma montaria tem duas cores diferentes, no jogo isso é conhecido como montaria rajada. Exemplo:

Montaria Rajada Turquesa e Púrpura

Observe que para conseguir obter as montarias de gerações pares é preciso que aconteça a fusão de 3 cores de montarias. 

No caso então essa fusão acontece quando se tem 2 cores em uma montaria de cor misturada e 1 cor em uma montaria de apenas uma cor ...


... ou quando se tem 2 cores em uma montaria misturada e 2 cores em uma outra montaria misturada porém uma das cores se repete. Essa cor que se repete tem que ser a cor da montaria da geração ímpar anterior da geração ímpar que você quer alcançar. 
Exemplo: 


Você deve ter reparado que a cor azul (turquesa) se repete nas duas montarias. Essa montaria dragoperu turquesa é de sétima geração. E a montaria esmeralda que foi gerada é da nona geração.

Portanto para alcançar mais facilmente todas as gerações de montarias, as montarias de gerações pares tem que ser cruzadas apenas com montarias da mesma geração ou com montarias de gerações ímpares.  

Logo então, não é recomendado cruzar montarias de gerações pares diferentes.


No exemplo acima, as montarias da esquerda são da quarta geração e as montarias da direita são de segunda geração. 

Para deixar bem claro o exemplo aqui, o foco é conseguir adquirir uma montaria da quinta geração, então se baseando nesse exemplo, se cruzar a montaria Índigo e Dourado com a montaria Dourado e Ruivo, a cor que se repete é de montaria da primeira geração, portanto pode nascer montarias de várias raças, menos alguma raça da quinta geração.

E se cruzar a montaria Índigo e Ébano com Dourado e Ruivo, até que nesse caso existe uma remota chance de nascer uma montaria da quinta geração, mas é muito improvável, pois está ocorrendo uma fusão de 4 cores ao invés de 3. Note também que nesse caso existe duas cores da terceira geração, então em um cruzamento assim, para nascer uma montaria da quinta geração, o próprio jogo com suas probabilidades ao fundir as cores, teria que eliminar uma das cores da montaria da segunda geração.  

E em um caso que ao cruzar por exemplo uma montaria dragoperu Amêndoa e Ébano com Dourado e Ruivo, ae seria impossível alcançar a quinta geração, pois está ocorrendo uma fusão de 4 cores e não de 3 em nenhuma hipótese.

Portanto para atingir uma geração mais elevada, não é recomendado fundir montarias de gerações pares diferentes ou que o cruzamento das montarias tenha 4 cores diferentes. E é claro, isso é levando em consideração que as montarias sejam puras, pois se não as montarias podem nascer com diversas raças diferentes.

Cruzar montarias puras, fica ainda mais fácil atingir outras gerações. 

Para atingir gerações mais elevadas de montarias, se tem que levar em consideração a pureza de uma montaria. 

É bom se ter montarias puras pra se ter um maior controle sobre a reprodução de montarias.

Com as montarias sendo puras, fica mais fácil premeditar quais são as raças que as montarias podem gerar filhotes ao analisar a árvore genealógica das montarias que vão cruzar. 

Para conseguir ter uma "montaria pura" só basta cruzar montarias de raças iguais e utilizar os filhotes dessas montarias para cruzar posteriormente com a mesma raça até a árvore genealógica da montaria ficar com apenas cruzamentos de montaria da mesma raça. Exemplo:

Montaria Turquesa Pura  

Montaria Rajada Esmeralda e Ruivo Pura 

A árvore genealógica indica a tendência para a geração que os filhotes vão nascer.

Os cruzamentos anteriores aos que são exibidos na árvore genealógica não interferem em nada. O que vale é o que está visível na árvore genealógica. 

Portando, o que se leva em consideração é a arvore genealógica das montarias que forem cruzar. Exemplo: 


Como se pode perceber, não tem montaria dourada na árvore genealógica dessa montaria, porém com certeza na árvore genealógica de um dos pais dessa montaria tem um ancestral da montaria dourada. Mas qualquer outro ancestral dessa montaria que não aparece na árvore genealógica, esse ancestral é descartado.

Vamos supor que além da montaria Dourada, os pais dessa montaria também tivesse um ancestral Orquídea. E como não foi passado nenhum gene da montaria Orquídea para os filhotes, estão esse gene foi descartado. O mesmo iria acontecer como o gene Dourado se a montaria não nascesse Púrpura com Dourado.

Essa montaria está completamente misturada e tem genes então da Púrpura, Ébano, Índigo, Ruivo, Amêndoa e Dourada. Portanto ao cruzar essa montaria, pode nascer qualquer uma dessas montarias presentes na árvore genealógica incluindo mistura dessas raças. E é claro, também se tem que levar em consideração a árvore genealógica da montaria que for cruzar com essa montaria. 

Observe a seguinte imagem:


Ao cruzar duas montarias, a árvore genealógica da montaria macho influi 50% na raça do filhote e a árvore genealógica da montaria fêmea influi 50% na raça do filhote.

Portanto se baseando na imagem a cima, um cruzamento dessa montaria Púrpura e Dourada com a montaria Esmeralda, pode fazer nascer filhotes das raças: Púrpura, Ébano, Índigo, Ruivo, Amêndoa, Dourada, Esmeralda, Orquídea, Ameixa e qualquer raça misturada entre essas raças.

Logo então, é mais fácil atingir uma determinada raça de montaria se você deixar todas as montarias puras. Pois como se pode notar nesse exemplo, o cruzamento dessas duas montarias pode nascer aleatoriamente um monte de raça de montaria. O mesmo não acontece com montarias puras. Exemplo:


Nesse caso se tem apenas 3 certezas, que são: 
Ou a montaria nasce Turquesa, ou a montaria nasce Ruivo com Esmeralda ou a montaria nasce com uma nova raça de geração superior que as duas montarias. 

Preste atenção, as montarias Dragoperus apenas tem 10 gerações, e como nesse caso a montaria Esmeralda e Ruivo é da décima geração, não tem como nascer uma nova raça de geração 11.
Nesse caso o que vai nascer é montaria da décima geração (apenas Esmeralda e Turquesa) ou sétima geração (Apenas Turquesa) ou oitava geração (apenas Ruivo e Turquesa). 

Além de lidar com montarias puras, é bom focar em cruzar montarias de raças diferentes que tenham apenas uma cor, pois assim se tem um maior controle sobre a raça que os filhotes vão nascer.

Quando a montaria tem a característica extra de predisposta geneticamente, isso quer dizer que a árvore genealógica dessa montaria influi mais de 50% para determinar a raça do filhote.

A ordem de cruzamento das montarias geração por geração é a seguinte:

> Primeiro se cruza duas montarias selvagens, e a partir desse cruzamento se obtém montarias domesticadas.
Ao cruzar essas montarias domesticadas e consecutivamente cruzando diversos filhotes gerados desses cruzamentos, você alcançará todas as gerações de montarias do jogo.








Portanto, a primeira geração são montarias descendentes de montarias selvagens.


A segunda geração são montarias descendentes de cruzamento de duas montarias da primeira geração que são de raças diferentes.


A terceira geração são montarias descendentes de cruzamento de duas montarias da segunda geração que são de raças diferentes ou o cruzamento de uma montaria da segunda geração com a primeira geração.


A quarta geração são montarias descendentes de cruzamento de duas montarias da terceira geração que são de raças diferentes ou o cruzamento de uma montaria da terceira geração com uma montaria de alguma geração anterior.



A quinta geração são montarias descendentes de cruzamento de duas montarias da quarta geração que são de raças diferentes ou o cruzamento de uma montaria da quarta geração com uma montaria de alguma geração anterior.


A sexta geração são montarias descendentes de cruzamento de duas montarias da quinta geração que são de raças diferentes ou o cruzamento de uma montaria da quinta geração com uma montaria de alguma geração anterior.

 

A sétima geração são montarias descendentes de cruzamento de duas montarias da sexta geração que são de raças diferentes ou o cruzamento de uma montaria da sexta geração com uma montaria de alguma geração anterior.

 

A oitava geração são montarias descendentes de cruzamento de duas montarias da sétima geração que são de raças diferentes ou o cruzamento de uma montaria da sétima geração com uma montaria de alguma geração anterior.

 

A nona geração são montarias descendentes de cruzamento de duas montarias da oitava geração que são de raças diferentes ou o cruzamento de uma montaria da oitava geração com uma montaria de alguma geração anterior.


A décima geração são montarias descendentes de cruzamento de duas montarias da nona geração que são de raças diferentes ou o cruzamento de uma montaria da nona geração com uma montaria de alguma geração anterior.


No total existe 11 raças monocolor diferentes de montarias rajadas da espécie Dragoperu e 11 raças monocolor diferentes de montarias rajadas da espécie Marmula. Ambas as espécies tem diversas raças rajadas.

Após concluir todas as conquistas de gerações de montarias Dragoperus e Marmulas se conclui automaticamente outras conquistas e se ganha ornamentos.



Para concluir definitivamente todas as conquistas de montarias, se tem que concluir a conquista de aquirir todas as gerações de montarias através do cruzamento de montarias, libertar uma montaria, realizar 1000 cruzamentos de montarias, castrar uma montaria, capturar as 3 raças de montarias Dragoperus selvagens, capturar as 5 raças de montarias Marmulas selvagens e obter 1000 filhotes de montarias através do cruzamento de montarias.



As montarias Marmulas tem consanguinidade, ou seja, se você cruzar montarias pais com filhos faz reduzir a quantidade máxima de reprodução. 


A quantidade máxima normal da reprodução da montaria Marmula é 4 vezes, mas se for cruzado montarias pais com  filhos essa quantidade máxima cai para 3, 2 e até mesmo 1. O mínimo é 1, não chega a zerar.

Isso é válido até onde está visível os ancestrais na arvore genealógica. Qualquer outro ancestral anterior aos que aparecem na arvore genealógica perde os laços sanguíneos, então pode cruzar tranquilamente até mesmo com a mesma família que não é afetado por consanguinidade.

Outra medida também a se fazer para evitar que a montaria seja afetada por consanguinidade é simplesmente nomear as montarias.  Exemplo: Família 1 , Família 2, e assim vai. 

Não existe consanguinidade em montarias Dragoperus.

O Dragoperu Com Armadura e o Dragoperu Emplumado são montarias que são ganhas em eventos. O evento que normalmente se ganhava esses dragoperus era em um joguinho chamado Tofukaz. 




Para jogar esse jogo tinha que ganhar "fichas".

A forma de ganhar essas "fichas" era convidando amigos para jogar Dofus. E assim que esses amigos colocassem P2P ou comprassem Ogrines, o jogador que os convidou ganhava fichas nesse jogo Tofukaz. E é claro, os jogadores tinham que cadastrar seus amigos em suas contas.

Ao jogar o Tofukaz tinha chances de adquirir essas montarias. 


Esse jogo Tofukaz não existe mais e o sistema de convidar amigos foi substituído por outro.

Não tem como cruzar as montarias Dragoperu Com Armadura e Dragoperu Emplumado. A árvore genealógica de ambas é assim:


Tome cuidado quando essas montarias estiverem na forma de certificado, pois também podem ficar inválidas se ficarem vários dias fora de um padoque ou se não estiverem equipadas em um personagem.

Características extras das montarias

As montarias também tem características extras. E ao cruzar montarias existe chances dos filhotes nascerem com características extras. Essas características são fornecidas para as montarias aleatoriamente assim que as montarias nascem.

Essas características podem ser: 
camaleoa, reprodutora, de carga, inteligente, amorosa, incansável, precoce, robusta e predisposta geneticamente.

Definição de cada característica extra:

Camaleoa - A montaria fica com as cores do personagem que a monta.

Reprodutora - A montaria fêmea tem possibilidade de dobrar a quantidade de filhotes ao parir e a montaria macho tem maior chance de passar esse "DNA" para seus filhotes após cruzar.

De carga - A montaria tem maior capacidade de carregar itens. Essa característica concede 2 vezes mais Pods para a montaria.

Inteligente - A montaria upa mais rápido. Essa característica concede 2 vezes mais XP para a montaria.

Incansável - A montaria tem a energia máxima dobrada. 

Amorosa - A montaria enche 2 vezes mais rápido a barra de amor. 

Precoce - A montaria enche 2 vezes mais rápido a barra de maturidade. 

Robusta - A montaria enche 2 vezes mais rápido a barra de resistência. 

Predisposta geneticamente - A montaria tem maior influência genética para passar suas características genealógicas aos filhotes (de acordo com a árvore genealógica). Essa característica é útil para se ter mais chances de conseguir obter uma raça de montaria que quiser. 
Exemplo: Vamos supor que você quer obter uma montaria marmula dourada com púrpura, então se você ter uma montaria marmula macho dourada predisposta geneticamente e uma montaria marmula fêmea púrpura predisposta geneticamente, você terá mais chances de obter a montaria marmula dourada com púrpura.

As montarias que tem características extras mais interessantes para o comércio são as montarias camaleoas (machos e fêmeas)  e reprodutoras (fêmeas).

Devido ao fato da montaria reprodutora fêmea ser a determinante para gerar mais filhotes, isso acaba a tornando mais interessante do que a montaria macho.

As montarias reprodutoras machos apenas servem para passar esse "DNA" para seus filhotes, então é muito mais vantajoso apenas cruzar montaria reprodutora macho com reprodutora fêmea.

Quando se cruza duas montarias com a mesma característica extra aumenta ainda mais a chance dos filhotes nascerem com essa característica. 

Quando se cruza uma montaria reprodutora fêmea com uma montaria macho com outra característica extra, também aumenta a chance dos filhotes nascerem com uma das duas características, pois pelo fato de envolver uma montaria reprodutora, automaticamente nascerá mais filhotes, e esses filhotes podem nascer com a outra característica extra.

Exemplo: Ao cruzar uma montaria macho cameleoa com uma montaria fêmea reprodutora, existe a chance de nascer 5 montarias dragoperus camaleoas ou 4 montarias marmulas camaleoas. 

No caso então cruze montaria camaleoa macho com camaleoa fêmea 
ou cameleoa macho com reprodutora fêmea. 

As montarias  mais caras do jogo são as camaleoas, e isso porque elas ficam com a cor dos personagens que as montam. Portanto quando você adquirir uma montaria com uma características reprodutora ou cameleoa, cruze a montaria apenas com uma montaria que também tenha uma dessas duas características extras. Pois isso aumenta a chance da montaria que nascer ter essas características e consecutivamente te der mais lucros.

No jogo tem como implantar uma característica extra na montaria chamada de Autopilotada, essa característica não nasce com a montaria e não tem como a reproduzir em outras montarias.


Para inserir essa característica autopilotada na montaria, você tem que utilizar essa poção:


O nome dessa poção é "Poção de Piloto Automático", e a única forma de a adquirir é comprando por Ogrines na loja do jogo. É claro que você também pode comprar essa poção por Kamas, mas nesse caso você terá que comprar de algum jogador que tenha a comprado por Ogrines na loja do jogo.

Essa poção é muito útil para quem faz missões, pois facilita o deslocamento pelos mapas e diminui consideravelmente o tempo que se leva para concluir uma missão. 

O efeito dessa poção é fazer o seu personagem andar sozinho até a posição que você marcar no mapa.


Uma mesma montaria pode ter até 3 características extras, assim sendo 2 características de nascença e 1 característica implantada.


Status de combate das montarias

Em edição

Arreios

Arreios são equipamentos para enfeitar as montarias, portanto esses equipamentos só servem apenas como visuais.



No jogo existe diversos arreios, e a forma de os adquirir pode ser por ogrines, prêmios, eventos e craftando no próprio jogo. O mercado que vende os arreios é o mercado de animais.


Para equipar um arreio se tem que deixar o personagem montado na montaria e depois clicar no arreio para o arrastar até em cima da montaria. Observe:


Para remover o arreio da montaria, é só clicar com o botão direito do mouse em cima da montaria e depois clicar em "retirar os arreios" 


Clicando com o botão direito em cima da montaria que está com arreio, também tem como alterar o visual do arreio fazendo uma mistura visual de arreio com a cor da montaria.