Tutorial de como upar todas as profissões do jogo para o level 200


Qualquer profissão do jogo tem como a upar para o level 200 no mesmo dia.

No jogo existem 3 tipos de profissões, que são elas:
*Profissões de coleta
*Profissões de craft (constrói algo)
*Profissões de forjamagia (aprimora status de equipamentos)

As profissões de coleta são: Fazendeiro, Alquimista, Mineiro, Lenhador, Pescador e Caçador. 

No jogo essas profissões são representadas pela cor verde.


As profissões de craft são: Alfaiate, Joalheiro, Sapateiro, Escultor, Ferreiro, Fabricante e Faz Tudo.

No jogo essas profissões são representadas pela cor azul.


As profissões de forjamagia são: Alfamago, Joiamago, Sapamago, Escultomago, Forjamago e Fabrimago.

No jogo essas profissões são representadas pela cor vermelha.


As profissões de coleta na realidade cada uma delas tem duas profissões em uma, ou seja, da mesma forma como dar para coletar recursos de profissões, também dar para transformar esses recursos coletáveis em algum item. 

Para ficar ainda mais claro, como exemplo, antigamente se utilizava a profissão Fazendeiro para coletar cereais e se utilizava a profissão Padeiro para transformar os cereais em pães.




Com exceção das profissões Lenhador e Mineiro, as profissões de coleta atualmente servem também para fazer itens que geralmente tem a função de restaurar a vitalidade e a energia dos personagens.



Atualmente depois da atualização voltada para as profissões, todas as profissões que tinham funcionalidades parecidas foram fundidas, assim, um único personagem pode ter todas as profissões do jogo. Portanto as profissões de coleta foram beneficiadas, pois passou a ser uma profissão 2 em 1.

Essa atualização auxiliou também profissões de forjamagia, pois antigamente existia um ferreiromago e um escultomago para cada tipo de arma. E isso com certeza foi uma boa atualização pois esse lance de cada tipo de arma ter uma profissão de forjamagia diferente fazia o jogo ficar muito confuso.

Sabendo então essas informações, preste atenção nos métodos de se upar rápido para o level 200 qualquer profissão do jogo.

A forma de upar rápido qualquer profissão do jogo na realidade é através de um investimento.

É necessário gastar uma quantia alta para ter uma profissão no level 200, porém se é reembolsado por completo ao longo do tempo de todo o investimento. 

O macete então é fazer um capital de giro, juntar 10, 20, 30 MKs e investir tudo em uma profissão até a profissão alcançar o level 200. Depois é so colocar na loja os itens que você obteve conforme estava upando que com certeza será reembolsado. 



O foco é ser reembolsado de todo o investimento, portanto certamente pode acontecer de você "levar algum prejuízo" ao colocar para vender os itens que você obteve, mas não fique receoso se for preciso vender barato algum item, pois o foco é ser reembolsado do máximo possível para ter mais dinheiro para investir em conseguir ter outra profissão level 200. 

Na verdade é impossível ter algum prejuízo quando se tem uma profissão level 200, pois a profissão fica permanentemente level 200 na sua conta, então em qualquer momento de qualquer dia você pode focar em lucrar com a profissão. Portanto não tem como os gastos superarem os lucros até porque o tempo em si está favorável te fazendo ter lucro quando você quiser.

Vamos supor que você tenha gasto 10 MK para upar a profissão Pescador para o level 200, e ao vender todos os itens que adquiriu conforme estava upando conseguiu juntar a metade, que é 5 MK então, tecnicamente você teve um prejuízo de 5 MK, correto? 

Mas não, é só focar em lucrar com essa profissão que com certeza você irá lucrar os outros 5 MK investido e a partir disso terá só lucros. 

Em um caso extremo de uma pessoa que não tem muito tempo para jogar, não é possível que essa pessoa não lucre pelo menos 1 MK por mês com essa profissão, então supondo que essa pessoa ganhe pelo menos 1 MK por mês, a partir de 5 meses essa pessoa terá apenas lucros, logo então, é impossível se ter prejuízo para upar uma profissão para o level 200.

O capital de giro no Dofus então é isso, é juntar uma boa quantia em kamas, investir tudo para craftar itens em uma profissão, vender os itens que foram feitos e com os ganhos investir tudo para craftar itens em outra profissão. Vai se fazendo esse processo até todas as profissões do jogo ficar no level 200.

Quanto você acha que gastei para ter todas as profissões do jogo no level 200?

Já respondendo, gastei absolutamente nada pois apliquei o método de capital de giro e ainda tive lucros. Tenho lucros até hoje em dia na real.


Para mais informações sobre o capital de giro assista esse vídeo:



 Para lucrar com profissões 
existem as seguintes formas: 

* Ativar as profissões no livro de artesões e cobrar uma taxa para craftar itens assim que for solicitado por outro jogador.
* Analisar os preços dos itens no mercado e craftar o que achar vantajoso para vender.
* Craftar equipamentos com o foco de os quebrar para obter runas e em seguida vender as runas.
* Aprimorar equipamentos com o foco de vender.
* Fazer encomendas para alguém.
* Coletar recursos de profissões de coleta e os vender.

As profissões mais lucrativas do jogo são as de forjamagia, depois as profissões mais lucrativas são as de craft e em seguida são as profissões de coleta.

Só para deixar claro, se focar mesmo em lucrar com as profissões, tem como lucrar no mínimo 1 MK por dia com cada uma das profissões. É claro que conseguir 1 MK com profissões de coleta é mais trabalhoso do que conseguir 1 MK com profissões de craft e profissões de forjamagia.

Método de upar as Profissões de coleta

As profissões de coleta tem duas formas de as upar. Uma dessas formas de upar é ficar coletando recursos nos diversos mapas do jogo de acordo com o level da profissão do seu personagem. 

Por exemplo, se um personagem tem a profissão de Mineiro no level 130, o que se fazer para upar essa profissão?

Para upar essa profissão de forma rápida e efetiva se tem que focar em coletar os minérios de level mais próximo do level 130, que assim se ganha mais XP. Nesse caso então tem que focar em coletar a prata que é level 120.



Para visualizar os melhores recursos de profissões para se coletar é só clicar no ícone de profissões, depois escolher a profissão que você quer focar em upar e clicar na opção "recursos". Observe o passo a passo:



Caso opte então por upar essas profissões coletando recursos, o recomendado é focar em uma área que tenha a maior quantidade desses recursos.

Para encontrar com facilidade onde coletar qualquer recurso de profissão de coleta é só colocar o nome do recurso nessa busca no mapa do jogo que o próprio jogo te informa: 


Ao escrever o nome do recurso na busca, o jogo marca todas as localizações no mapa de onde tem o recurso que está sendo pesquisado.

Note que na direita do mapa aparece um gráfico que indica a quantidade de locais para coletar o recurso que você está procurando baseado nas áreas que foram selecionadas pelo jogo.

Quanto a profissão Mineiro, mesmo que o mapa indique as localizações dos minérios, é necessário procurar a entrada das minas pois os mapas de onde se encontram os minérios geralmente são no subsolo.

A profissão Caçador para coletar carnes é necessário equipar uma arma que tenha status de caça e enfrentar mobs do mesmo level da profissão ou de level inferior da profissão. Portanto os mobs só dropam carnes nessas condições.

De todos os equipamentos do jogo, apenas as armas tem status de caça. 




A arma pode ser de qualquer level, a única coisa que influi no drop de carne é o level da profissão.

O level da arma apenas influi se a arma pode ou não ser equipada no seu personagem conforme o level do personagem.

Quando a profissão Caçador ja é level máximo (200), nesse caso dropa carnes de mobs que sejam de leveis superiores a 200.

A outra forma de upar uma profissão de coleta é ficar craftando itens utilizando os recursos coletados. Logo então se compra todos os recursos coletáveis necessários para upar e apenas se upa craftando sem colher absolutamente nada.

Esse é o melhor método para upar uma profissão de coleta pois só precisa investir, não tem esforço nenhum. Fazendo isso se upa até o level 200 em no máximo 4 horas. Portanto é o método mais recomendado a se fazer.

Como esse método engloba o mesmo método das profissões de craft, analise o tópico seguinte.


Método de upar as profissões de craft

As profissões de craft são simples de upar, é só investir comprando todos os recursos necessários para upar de acordo com o level das profissões e em seguida utilizar esses recursos para craftar itens. Essa é a forma mais rápida e mais prática de upar profissões de craft.

Na prática mesmo, como se faz isso? 


Preste atenção, vamos supor que você quer upar a profissão Alfaiate para o level 200.


A forma mais rápida de upar essa profissão é comprando recursos para craftar equipamentos de level por level. Observe:



No caso então estando com a profissão no level 70 e craftando a "Capa do Scorbuto", a profissão passará para o level 71. Depois ao craftar a "Capa de Nelween" a profissão passará para o  level 72 e assim vai até o level 200.

O esquema é esse mesmo, é comprar os recursos necessários para craftar 1 item por level.


Craftando itens do mesmo level da profissão a barra de XP enche por completo, portanto a profissão sempre passa de level ao fazer isso.


É impossível craftar itens de leveis mais altos que o level da profissão.


Craftar itens de leveis mais baixos que o level profissão dar menos XP.

No caso das profissões de coleta, não existe receita para craftar itens em todos os leveis, portanto é necessário craftar o item de level mais próximo do level da profissão.




No caso então estando com a profissão no level 140 se tem que craftar várias "Tábuas de gravura" até a profissão atingir o level 160. Depois se tem que craftar várias "Tábuas para pães" até chegar no level 180 e em seguida se tem que craftar várias "Tábuas para desenhar" até chegar no level 200.

No caso da profissão Lenhador também pode optar em upar até o level 200 utilizando as receitas que fazem concentrados, porém se gasta mais para upar a mesma quantidade de XP e os itens da receita são mais caros, então é recomendado upar utilizando as receitas das tábuas até porque as tábuas são feitas com recursos da profissão. 

Para upar uma profissão de coleta utilizando esse método de craftar, basicamente se upa utilizando receitas de 10 a 20 leveis de diferença uma da outra.

Para não ter prejuízo e sim apenas lucros, após ter qualquer profissão no level 200 aplique o método de capital de giro.

Método de upar as profissões de Forjamagia

De todas as profissões do jogo, as profissões de forjamagia são as mais fáceis de se upar para o level 200. 

Também são as profissões mais rápidas de se upar.

Se leva aproximadamente 3 horas para upar as profissões Escultormago, Forjamago, Joiamago, Sapamago e Alfamago para o level 200. A profissão Fabrimago leva aproximadamente 5 horas para a upar para o level 200 pois os escudos tem status diferentes dos demais equipamentos, então se tem que forçar o up inserindo status extras utilizando runas baratas. 

É claro que esse tempo de up mencionado dessas profissões de forjamagia é utilizando o método mais econômico possível, pois se for gastar muito para upar, ao utilizar runas caras é possível então upar uma profissão de forjamagia do level 1 ao level 200 em questão de minutos.

Analise os vídeos a seguir:
(O primeiro vídeo demonstra como se upar as profissões de forjamagia, e o segundo vídeo explica todo o processo para as upar.)