Tutorial de como upar personagens do level 1 ao 200


Em jogos de RPG, normalmente existem duas formas de upar um personagem. Uma dessas formas de upar é focar em concluir missões e assim upar progressivamente (esse processo é mais demorado de upar, porém te faz entender de verdade tudo sobre o jogo). A outra forma de upar é ficar matando diversos mobs consecutivamente em uma determinada área (esse método se upa mais rápido, porém é muito tediante e te faz entender pouco sobre o jogo).

No Dofus em específico, além dessas 2 formas de se upar, existe uma terceira forma, que é concluindo conquistas de calabouços. 

Das 3 formas de se upar no Dofus, a mais recomendada é upar concluindo missões, pois além de upar, também dá uma boa quantia de dinheiro no jogo e faz o jogador entender como o jogo realmente funciona. Esse é o método de upar para jogadores que realmente querem jogar um jogo de RPG de verdade.


Método de Upar Concluindo Missões

Quando eu comecei a jogar Dofus, eu já tinha uma noção de como se jogava um jogo de RPG, pois já joguei Final Fantasy, Resident Evil, Mu, Grand Chase e entre outros jogos, então optei por jogar como se joga de verdade um jogo de RPG, que é concluindo os objetivos sem pressa de pular etapas, no caso então upei meu personagem no Dofus concluindo missões. 

Levei quase 1 ano para alcançar mais de 10 mil pontos de conquistas e concluir mais de 1100 missões quando ainda estava no level 199, e detalhe, sem ficar muitas horas jogando. Portanto é claro que se alguém ficar várias horas seguidas focado jogando irá reduzir esse tempo em mais de 50%.




A vantagem de fazer missões é que você fica sendo informado de muita coisa sobre o jogo e ao mesmo tempo recebe uma boa quantia de grana no jogo. Concluir missões é algo que deixa qualquer um rico no jogo.

Foi assim que comprei tudo que sempre quis no jogo sem ficar dependendo exclusivamente de comércio.

Para mais informações sobre missões, acesse:

https://braziliansguardians.blogspot.com.br/2018/02/dicas-de-como-se-concluir-todas-as.html

Quando um jogo é MMORPG, já se fica claro que o jogo é modo cooperativo, ou seja, você tem que fazer amizades no jogo para os ajudar e ao mesmo tempo ser ajudado. O maior foco é você e seus amigos fazer objetivos em comum, assim torna o jogo interessante para todos.

Eu por exemplo sempre conclui os objetivos no jogo com quem estava online na hora ou então marcava horários com amigos para concluir as coisas no jogo.

Isso do Dofus possibilitar que um mesmo jogador abra várias contas é algo totalmente Anti-RPG, por causa disso a desenvolvedora do jogo tinha que remover do site que todos os servidores de Dofus são MMORPG, pois isso é mentira, apenas os servidores monocontas que seguem o padrão de RPG de verdade em um MMO.

O problema de um mesmo jogador ter várias contas é que torna o jogo cada vez mais individualista, o jogador que tem várias contas tem em mente que não precisa de ninguém para nada, sendo que isso não é o pensamento de um jogador de um jogo de RPG de verdade. 

Um mesmo jogador tendo várias contas acaba tendo consequências ainda mais graves, como por exemplo desvalorização de todos os mercados no jogo e jogadores tendo mais dificuldade de encontrar outros jogadores com os mesmos objetivos em comum pois a maioria dos jogadores vão achar mais vantajoso abrir várias contas para concluir tudo.

Portanto se você está começando a jogar agora, o recomendado é jogar em algum servidor monoconta.
  

Esses servidores Temporis são eventuais e temporários, logo então por serem servidores de eventos tem data para fechar, e quando esses servidores fecharem é necessário transferir sua conta para outro servidor, portanto é recomendado começar a jogar logo no servidor monoconta Ilyzaelle.

Para mais informações sobre qual personagem começar a jogar, acesse:
https://braziliansguardians.blogspot.com.br/2018/02/dicas-para-iniciantes.html

Método de Upar Matando Mobs

O método de matar mobs direto se faz através de uma "party".

Party é fazer grupo com outras pessoas e upar com um ajudando o outro. 


Por mais que isso seja uma forma muito repetitiva, o recomendando é formar grupos de 8 personagens e focar em áreas de acordo com o level dos personagens.

Quando estiver em grupo, procure os mobs que tenham bastante estrelas, pois quanto mais estrela no grupo dos mobs, mais XP se ganha (grupos de mobs com 5 estrelas amarelas significa que o grupo tem 5 estrelas mesmo e grupos de mobs com 5 estrelas vermelhas significa que o grupo de mobs tem 10 estrelas).

As áreas que os jogadores mais costumam ficar fazendo party é em Frigost na 
área de Burgo, Papamutes, Kaniglus, Pinguins, Garganta Spargo e Floresta Petrificada, em Amakna 
na área Canis, em Otomai na área do Vilarejo Dossel, em Pandala na área da ilha Grobe, na Dimensão Obscura e em Sufokia na área submersa da Plataforma de R'lyugluglu.








Analise as melhores possibilidades de se upar rápido matando mobs em determinadas áreas de acordo com o level do seu personagem:

Do level 1 ao 10 se upa em incarnam.
Do level 11 ao 40 se upa em Astrub e nos arredores (incluindo o esgoto).
Do level 41 ao 60 pode se upar em Floresta de Pandala e nos arredores, Área dos Blops, Área dos Koalaks e Canis.
Do level 61 ao 100 pode se upar em Canis e Burgo.
Do level 101 ao 150 pode se upar no Vilarejo Dossel, Papamutes, Kaniglus e Pinguins.
Do level 151 ao 200 pode se upar na Dimensão Obscura, Ilha Grobe, Garganta Spargo, Floresta Petrificada e Plataforma de R'lyugluglu.

Para que você up rápido só basta lutar contra mobs que sejam de level mais alto que o seu personagem, portanto você pode ir diretamente upar nas áreas onde os mobs são recomendados para personagens de level alto desde que no grupo tenha jogadores que consiga matar os mobs é claro.

Os mapas do jogo informam o level recomendado para os personagens batalhar contra os mobs.



Um lugar para se matar mobs direto e que upa ainda mais rápido é na arena, porém é necessário anteriormente ter capturado os mobs em um dos diversos mapas do jogo utilizando uma das pedras de captura.


A arena fica localizada nas cidades de Bonta e Brakmar:



Quando a pedra de captura é utilizada, ela muda de forma e informa que contém mobs dentro.


Os jogadores costumam matar na arena os mobs do calabouço Destroços do Grolandês Violento. Esses mobs são mais conhecidos como mobs piratas. 


O foco nesses mobs acontece porque são lutas fáceis, rápidas e que dão bastante XP.

Para conseguir lutar contra mobs na arena é necessário mexer no inventário e clicar duas vezes em cima da pedra que contém os mobs que assim eles apareceram no mapa e em seguida é só os atacar.

Apenas quem utilizou a pedra que contém os mobs que consegue iniciar a luta.



Esse método de up é muito rápido mas existe um porém, existem diversos jogadores que fazem comércio disso, portanto eles cobram para auxiliar a qualquer um a upar. De fato é um up bem rápido para upar até alcançar o level 200, mas se gasta bastante.

Quando ficar matando mobs na arena, tente concluir os desafios da luta pois isso aumenta ainda mais o XP recebido.


A arena não é recomendado para jogadores que estejam começando a jogar, pois se consegue deixar o personagem muito rápido no level 200, porém o jogador só terá o personagem no level 200 mas não irá saber absolutamente nada do jogo. 

Sempre que você passar de level, coloque os pontos a distribuir na característica Sabedoria. O status Sabedoria aumenta o XP recebido por luta.


Para aumentar consideravelmente o XP por luta, use itens e equipamentos que tenham status sabedoria, bala de sabedoria, ídolos e scrolle o máximo de sabedoria.

Os equipamentos recomendados a se ter para upar desde os leveis baixos são estes:






A bala que mais dar XP e que vende na loja é essa:


Também existem outros tipos de balas de XP, como por exemplo a "Bala do sábio" que pode ser ganha em um dos prêmios aleatórios da roleta do saco de viagem.




No jogo existem diversos itens de ídolos. 


Esses itens dificultam as lutas contra os mobs, porém aumentam absurdamente o XP e a chance de dropar itens.

Cada ídolo tem uma pontuação. 

Só dar para utilizar até 6 ídolos diferentes em uma luta. 

Ao combinar ídolos, acontece uma variação na pontuação que é influenciada pela sinergia entre os ídolos. Essa sinergia resulta na pontuação total de combinações de ídolos. 


A combinação de ídolos para upar varia conforme a preferência do jogador.

Para mais informações sobre tudo que envolve ídolos, acesse: 
(Neste site também tem informações sobre as melhores combinações de ídolos)

No jogo existem os seguintes pergaminhos da característica sabedoria: 


Esses pergaminhos em específico servem para aumentar o status de Sabedoria.

A quantidade máxima que dá para aumentar esse status utilizando pergaminhos de características é 100.


Repare que o Status de Base é a junção de Status Natural e Status Adicional.

Esse status de base é o status de um personagem sem utilizar equipamentos.

O Status Natural é o status padrão de qualquer personagem do jogo, e é pode ser aumentado unicamente quando o personagem passa de level. 
O Status Adicional é o status que é aumentado ao utilizar os pergaminhos de características.

Esses status adicionais são conhecidos no jogo como scrolls.

A ordem de pergaminhos de características que os jogadores costumam utilizar para aumentar esse status é: 

20 pergaminhos pequenos, 20 pergaminhos médios, 30 pergaminhos grandes e 10 pergaminhos poderosos. Porém você tem que analisar os preços no mercado pois pode ser mais vantajoso utilizar logo 50 pergaminhos poderosos, até porque cada pergaminho poderoso aumenta 2 de status.

Quando você tem mais de um personagem na sua conta, os personagens de level mais baixo ganham bônus de XP.  Esses bônus podem ser 2 vezes, 3 vezes e 4 vezes mais XP.

Para que seja ativado o bônus de 4 vezes mais XP é preciso ter pelo menos 3 personagens com o  level acima do level do personagem que você opte em jogar.

Observe a minha conta por exemplo, a minha personagem secundária recebe bônus multiplicado por 2 pois o meu personagem principal é um personagem level 200. 


Só para deixar bem claro, o level máximo do jogo continua sendo 200, porém agora existem leveis ômegas. Esses leveis ômegas tecnicamente são leveis a cima do level 200, porém apenas são leveis visuais e não deixam os personagens mais fortes em absolutamente nada.

O sistema de leveis ômegas servem para se ganhar ornamentos, emotes e mais espaço no inventário.

Como essa minha personagem já tem o bônus de XP multiplicado por 2, não achei necessário ficar gastando dinheiro do jogo para scrollar full a sabedoria dela. Observe:


Os pergaminhos de características tem como os adquirir trocando montarias Dragoperus por pergaminhos de característica.

Para mais informações sobre isso e diversas outras informações sobre montarias, acesse:
https://braziliansguardians.blogspot.com.br/2018/02/dicas-de-como-cuidar-de-montarias.html

Os Bônus de XP e a característica Sabedoria apenas funcionam em lutas contras mobs. Portanto não influenciam em nada nos XPs recebidos  de missões e conquistas.

Método de Upar com 
Conquistas de Calabouços

Essa forma de upar é eficaz apenas até o level 100 e se upa bem rápido apenas concluindo conquistas de calabouços, mas é necessário que o personagem tenha o level mínimo de cada conquista. 

Tendo auxílio de um personagem que mata rápido todos os mobs do calabouço facilita a upar. Esse personagem sendo de level alto facilita mais ainda a upar, e é claro, o personagem tem que está equipado com equipamentos de level alto. 

Esse método consiste em ficar concluindo os calabouços do level 1 ao 50 e do level 51 ao 100 realizando todas as conquistas que conseguir. 



Pergaminhos de Experiência (XP)

Também existe a possibilidade de upar com utilizando pergaminhos, porém não é recomendado upar assim. 

No jogo existem os seguintes pergaminhos:


Como pode se notar na imagem acima, o Pergaminho Branco aumenta em 200 a experiência, o Pergaminho Marfim aumenta em 2.000 a experiência e o Pergaminho Dourado aumenta em 20.000 a experiência.

Upar assim não é um método vantajoso e caso opte comprar todos os pergaminhos gastará muito. Mas caso queira upar assim, utilize os pergaminhos de experiência para upar até no máximo o level 35, pois para alcançar esse level tem que atingir 1 milhão de XP.

Para alcançar 1 milhão de XP se gasta 50 Pergaminhos Dourado ou 100 Pergaminho de Marfim ou 200 Pergaminhos Branco.

Existem 3 formas de adquirir esses pergaminhos. Uma forma é dropando em algumas lutas contra mobs que geralmente são mobs de missão, a segunda forma é abrindo baús de caçadas, e a terceira forma é trocando as seguintes montarias Drogoperus por estes pergaminhos:


Essa troca é feita na localização [4,-6] com este NPC:


Dicas para progredir e ter tudo no jogo

Essas informações estão neste link:
https://braziliansguardians.blogspot.com/2019/01/dicas-para-conseguir-obter-tudo-que.html